Habilidades socioemocionais!

As habilidades socioemocionais são importantes em todos as atividades, por isso sentimentos e emoções tem recebido a atenção de professores, psicólogos e demais profissionais.

Mas o que são as habilidades socioemocionais?

As habilidades socioemocionais compreendem uma série de competências que as pessoas possuem para lidar com suas emoções, se relacionar com as outras pessoas e gerenciar metas de vida.

Tais habilidades dizem respeito a comportamentos necessários a uma relação interpessoal bem-sucedida, conforme parâmetros típicos de cada contexto e cultura, podendo incluir os comportamentos de iniciar, manter e finalizar conversas; pedir ajuda; fazer e responder a perguntas; fazer e recusar pedidos; defender-se; expressar sentimentos, agrado e desagrado; pedir mudança no comportamento do outro; lidar com críticas e elogios; admitir erro e pedir desculpas e escutar empaticamente, dentre outros (Caballo, 2003).

O homem é por essência um ser social, por isso precisa desenvolver as habilidades socioemocionais para conviver em sociedade, construindo relações mais saudáveis.

As competências socioemocionais são habilidades que você pode aprender; são habilidades que você pode praticar; e são habilidades que você pode ensinar.

Sem dúvida a infância é a fase favorável para o desenvolvimento dessas habilidades. Por isso, é ideal as habilidades socioemocionais sejam estimuladas desde cedo, pois elas passarão a orientar as ações e comportamentos das crianças baseadas nessas habilidades.

Tanto a família quanto a escola podem desenvolver e exercitar essas habilidades. Inclusive a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz como sendo essencial trabalhar as competências socioemocionais.

Mas como ensinar as habilidades socioemocionais para as crianças?

Uma maneira é conversar com ela sobre seus sentimentos, emoções e comportamentos, com a intenção de mostrar as possíveis consequências de cada uma de suas atitudes. Procurar validar o que a criança está sentindo. O diálogo é importante para mostrar melhores maneiras para conduzir e revolver os conflitos com os outros.

Caballo, V. E. (2003). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos.

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