Técnicas para controlar a ansiedade

A ansiedade é uma emoção que faz parte da vida humana. Em algum momento da sua vida, você já se sentiu ansioso. Se quiser saber mais sobre a ansiedade, leia o texto que já foi publicado aqui no blog.

Normalmente, durante uma crise de ansiedade, ficamos focados para os sintomas físicos que estamos sentindo no momento, como consequência nos sentimos ainda mais ansiosos. Por isso, no momento que você estiver se sentindo mais ansioso, recomenda-se tirar o foco dos sintomas.

Mas como fazer isso?

Hoje vamos falar sobre algumas estratégias para manejo da ansiedade.

Procure perceber sua respiração quando estiver se sentindo ansioso, provavelmente ela estará curta e rápida, isso intensifica os sintomas ansiogênicos. Ao respirarmos lenta e profundamente e, de preferência, pelo diafragma, tendemos a sentir um leve relaxamento. Perceba quando estiver ansioso que provavelmente sua respiração estará curta e rápida

Experimente enviar o ar inspirado para o diafragma. Para auxiliar, você pode imaginar que possui um pequeno balão nesta região, e intencionalmente enviar o ar para preenchê-lo. Inspire pelo nariz e expire pela boca, lenta e profundamente. Procure focar no ar que está entrando e saindo.

Outra técnica que auxilia é o relaxamento muscular. O Relaxamento Muscular Progressivo de Jacobson é uma técnica que busca, principalmente, aumentar a percepção corporal. O objetivo dessa técnica é buscar o relaxamento através da tensão e relaxamento dos grupos musculares. Para isso, visualize cada parte de seu corpo separadamente, e foque sua atenção a cada grupo de músculos individualmente. Por exemplo, a focar sua panturrilha, procure sentir a tensão na mesma – com a perna estendida, contraia a musculatura puxando a ponta do pé para cima e esticando a linha do calcanhar. Permaneça 5 segundos nesta posição, sentindo a tensão do músculo. Em seguida, solte a musculatura e perceba a sensação de relaxamento.

A técnica Grounding também auxilia no manejo da ansiedade. Ela consiste em primeiramente focar na respiração e depois identificar no ambiente que você está: 5 coisas que você pode ver; 4 coisas que pode tocar; 3 coisas que pode ouvir; 2 coisas que pode cheirar; e 1 coisa que pode sentir o gosto.

Essas dicas podem auxiliar em momentos pontuais, mas se você perceber que sua ansiedade está atrapalhando seu dia a dia não deixe de procurar um psicólogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Quer agendar um horário?