Dicas para evitar a procrasticação!

Nesse momento de isolamento social, de aulas, reuniões e encontros online, muito se fala em procrastinação. Podemos pensar a procrastinação como sendo a ação de adiar ou prolongar uma atividade, para isso criamos diversos obstáculos para a realização dessa atividade.

Mas o que nos leva a procrastinar?

É sempre melhor fazer aquilo que nos traz prazer/satisfação (assistir uma série, ficar nas redes sociais, comer, dormir ou não fazer nada) ao invés daquilo que nos exige mais esforço. Quando temos algum tipo de insegurança, medo ou dificuldade maior com a atividade, fica ainda mais difícil começar.

Nós temos preferência pela recompensa imediata (por exemplo, concluir a atividade rapidamente), por isso que as tarefas que prometem benefícios futuros em troca de esforços no presente são evitadas ou adiadas.

Então o que fazer para evitar a procrastinação?

Podemos utilizar algumas estratégias para ajudar:

# Crie uma lista das atividades. Procure organizar as suas tarefas e atividades, se possível coloque em ordem de prioridade. Isso te ajudará a visualizar o que você precisa fazer e também quais tem maior prioridade. Além de que é muito bom riscar uma tarefa da lista.

# Defina metas menores. Ter metas auxilia na nossa organização, mas precisam ser metas atingíveis. Uma opção é dividi-las em metas menores, isso nos ajuda a dar o primeiro passo em direção ao que você precisa fazer.

# Pratique a procrastinação “estruturada”. Como assim? Em seu livro “A arte da procrastinação”, Stanford John Perry apresentou o conceito de “procrastinação estruturada”. Procrastinar com estrutura envolve colocar a tarefa mais urgente e assustadora no topo da lista e acrescentar outras atividades igualmente valiosas, mas que são menos amedrontadoras. Segundo John, como os procrastinadores evitam tudo o que está no topo da lista, o ideal é colocar a tarefa mais importante e aproveitar sua vontade de evitá-la para resolver todas as outras.

# Visualize o seu futuro “eu”. Pense no seu objetivo a longo prazo, visualize onde você almeja chegar, isso será um motivador a iniciar a tarefa ou o projeto.

# Afaste as distrações. Como citado anteriormente preferimos aquilo que nos traz satisfação. Então antes de começar a tarefa que te exigirá maior esforço afaste as distrações. Quem sabe guardar o celular na gaveta ou deixar em outro cômodo da casa; deixe a televisão desligada.

# Deixe o seu ambiente organizado. Deixe o ambiente organizado com aquilo que você irá utilizar para a tarefa, uma iluminação adequada. Um ambiente tranquilo facilita.

# Crie recompensas quando evitar a procrastinação. Comemore quando concluir uma tarefa difícil ou que você estava adiando a bastante tempo.

Seguir essas dicas não quer dizer que você irá deixar de procrastinar, ainda mais nesse momento de isolamento social que estamos vivendo, pois está sendo um desafio diário. Lembre-se que imprevistos podem ocorrer durante o seu dia e influenciar na execução das tarefas, mas isso não é motivo para desistir. Terão dias que você irá procrastinar, está tudo bem, o importante é no dia seguinte começar novamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Quer agendar um horário?