A tecnologia e a infância

O uso da tecnologia, possibilitou um grande incremento dos diferentes meios de comunicação com consequências à forma de organização da sociedade contemporânea. A facilidade no acesso as informações geraram impactos sociais e culturais que alteram a forma como se apreende e compreende a realidade nos tempos atuais. Um desses impactos é o uso crescente das tecnologias nas mais variadas ações, como por exemplo, busca de informações, comunicação, entretenimento, transações econômicas, entre outras.

Nesse contexto, é impossível falar de infância e não pensar em tecnologia. As crianças hoje estão cada vez mais acostumadas e adaptadas ao mundo digital, isto remete algumas questões referente ao caminho que será traçado por essa geração.

Pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, ciranda, são brincadeiras que aos poucos vão sendo substituídas pelo uso de dispositivos eletrônicos. É cada vez mais comum ver as crianças passarem a maior parte do tempo diante do computador, celular ou videogame.

O mundo digital e tecnológico

O mundo digital, parece muito mais interessante e surpreendente para as crianças, pois oferece aventuras, oportunidades, a busca pela autonomia, mas também, perigos e riscos à saúde. Conforme Bona (2010), o espaço cibernético, o mundo da internet e a velocidade da comunicação se tornaram o “lugar vivo de verdade” onde todos se encontram, aprendem, jogam, brincam, brigam, trocam fotos, começam amizades.

O mundo tecnológico parece estar cada vez mais inserido no cotidiano infantil. Conforme Bona (2010, p. 15-16) “desde pequenas as crianças demonstram facilidade em conviver com as tecnologias. Nos dias atuais as tecnologias são vistas como transformadoras das ações e comportamentos das crianças”.

Essa facilidade de acesso as informações, requer cuidados e adaptação dos pais à revolução digital. Este novo brinquedo infantil (o computador) atua no cotidiano, podendo ser utilizado como um passatempo ou canal de informações relevantes para a qualidade de vida agora e no futuro (MELO, 2010).

Cuidados

É importante e necessário limitar o uso de internet, deve-se orientar a criança e o jovem para o que é relevante no aprendizado, já que, tradicionalmente, eles sempre foram direcionados no dia-a-dia, até ter maturidade para decidir o que é melhor para si sozinhos (MELO, 2010). Cabe destacar que o computador e o tablets também proporcionam múltiplas maneiras de aprendizado.

Belloni e Gomes (2008) corroboram afirmando que a tecnologia da informação favorece as interações em pares entre os alunos, na medida em que cria ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e mais democráticos do que a sala de aula convencional, favorecendo a aprendizagem colaborativa.

O crescimento e desenvolvimento das tecnologias trouxe novos problemas de saúde, conforme Eisenstein e Estefenon (2011), está se tornando cada vez mais frequente uma nova síndrome denominada de tecnoestresse. Ela se caracteriza pelo desejo incontrolável de verificar constantemente o e-mail, as redes sociais ou os programas de mensagens instantâneas; de estar sempre atento ao toque do celular ou de brincar no computador ou dedilhar no celular em todos os momentos livres e, muitas vezes, ao mesmo tempo, nas multitarefas, induzindo aos quadros de ansiedade generalizada.

Em relação às tecnologias verifica-se que de um lado, existe uma certa resistência, onde a criança é percebida como inocente e vulnerável, que precisa da proteção dos adultos. De outro lado existe um pensamento mais contemporâneo: onde ela é vista como conhecedora das tecnologias, possuidora de uma sabedoria natural que orienta seu envolvimento com essas tecnologias.

Conforme Bona (2010), estas tecnologias, que podem proporcionar um avanço ou melhoria, oferecem benefícios principalmente na busca por informações, no crescimento intelectual, coordenação motora, memória, criatividade e na aprendizagem. Essa visão positiva das tecnologias se reflete na possibilidade de utilização no ensino, proporcionando uma aprendizagem mais lúdica e atrativa.

No contexto da família

É importante que a comunicação na família ocorra de forma a balizar a utilização das tecnologias de forma saudável, seja no sentido de estabelecer regras quanto ao tempo de uso – favorecendo a convivência familiar, seja mantendo atenção constante aos sinais de risco.

Sendo assim, as tecnologias estão presentes no dia-a-dia das crianças, e não tem mais volta, e ocorre a apropriação delas em suas brincadeiras e jogos. Mas, é importante salientar que as brincadeiras mais tradicionais devem permanecer e ser incentivadas pelos pais e pelos educadores. Assim, se utilizada de maneira consciente a tecnologia pode favorecer a aprendizagem das crianças.

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